Perguntas frequentes

1.FOI A IGREJA DA INGLATERRA FUNDADA POR HENRIQUE VIII NO SECULO XVI?


                 Não, de nenhuma maneira. A Igreja Anglicana é parte da Igreja Primitiva constituída ha 2.000 anos, quando Cristo comissionou seus apóstolos para batizarem em nome da Trindade e pregarem a Boa N ova em todo o Mundo sob o poder do Espírito Santo. Nos cem anos seguintes, os apóstolos, seus associados e seguidores levaram a Palavra e fundaram Igrejas em vários lugares e também escreveram os Evangelhos e os livros que hoje conhecemos como o Novo Testamento. A Doutrina Crista na Inglaterra esta presente desde o Século III, através de Igrejas celtas e missionárias que surgiram após a legalização do Cristianismo por Constantino. Com a invasão da Grã-Bretanha pelos Anglo-Saxões, estas comunidades passaram a existir na clandestinidade, devido a perseguição dos invasores. Mesmo com a conversão destes ao Cristianismo no Século VI, e devido também a condição insular da Grã-Bretanha, esta Igreja continuou semi-independente de Roma até a chegada de Santo Agostinho em 597. A partir dai, e por quase um milênio, a Igreja da Inglaterra, como toda a cristandade ocidental, reconhecia o papa como seu bispo-chefe, apesar das diferenças. Na época da Reforma do Século XVI, a Igreja da Inglaterra finalmente rechaçou as pretensões políticas e autoritárias do papado, mas não a Fé Católica e Apostólica que sempre observou. Esta foi uma reforma de dentro para fora, que de nenhuma maneira interrompeu a continuidade da Igreja e tampouco nenhuma de suas ligações com o passado primitivo da Igreja de Cristo. 

2. COMO PODEM SER VOCES CATOLICOS E PROTESTANTES AO MESMO TEMPO?

                O termo "protestante" se usa para a Igreja Anglicana porque esta participou da Reforma religiosa do Século XVI e se identificou com muitos dos seus postulados teológicos e bíblicos. E também para distingui-la da Igreja de Roma e das Igrejas Ortodoxas que também têm bispos. Mas isso não significa que somos simplesmente uma das igrejas protestantes que surgiram da Reforma. Essas igrejas fizeram uma ruptura maior com o passado que a nossa. A palavra "protestante" não significa necessariamente oposto de "católico", e certamente o oposto a "papista". Católico significa universal e nos somos parte da Igreja Universal de Cristo. Refere-se também a antiga Fé Católica expressa nos Credos Históricos - e nós sustentamos isso.  De maneira que podemos afirmar com todo o direito que somos católicos e protestantes. Ou ainda que somos Católicos Reformados.    

3.QUAIS SAO AS DIFERENCAS ENTRE AS CHAMADAS IGREJA ALTA E IGREJA BAIXA?

                As congregações locais (e seu clero) podem desenvolver diferentes estilos de culto e de ênfase cerimonial no ensino e interpretação da missão da Igreja. Nos sentimos orgulhosos por esta liberdade que permite tais variações dentro da mesma comunhão, e agradecidos pelos movimentos que a cada geração procuram renovar a vida da Igreja. Os termos "Igreja Alta" ou "Anglo-Católica" e "Igreja Baixa" ou "Evangélica" se usam cada vez menos. Ambos se referem a momentos históricos que formam a tradição anglicana. O primeiro, conhecido como Movimento de Oxford, tratou de recuperar aspectos valiosos da Fe e Pratica Católicas desatendidos no tempo da Reforma. Já o Movimento Evangélico buscou afirmar e manter os preceitos reformados da centralização nas Escrituras Sagradas e a conversão pessoal. Hoje em dia existem paróquias chamadas "tradicionalistas", com uma postura centrada no anglo-catolicismo e praticas solenes e outras ditas "renovadas" que seguem a linha evangélica dos dons e carismas do Espírito Santo. Ambas são parte da mesma Igreja e todas contribuem para o seu equilíbrio e saúde espiritual.  

4.POR QUE OS SERVICOS RELIGIOSOS SAO ACOMPANHADOS POR UM LIVRO?

                A liturgia da Igreja se "diz por um livro" desde os primeiros tempos cristãos e a Igreja Anglicana no Brasil não faz mais que seguir esta pratica antiga e histórica. O Livro de Oração Comum é uma compilação de muitas fontes antigas e algumas relativamente moderas, sendo reconhecido internacionalmente como um bom  livro religioso em qualquer idioma. Mas nosso clero não esta tão atado a ele que não possa usar outras orações ou procedimentos  reconhecidos ou mesmo promover cultos e orações de forma extemporânea. Por outro lado o uso do Livro de Oração Comum nos protege do risco de um culto centrado somente na opinião e vontade do sacerdote ou celebrante em detrimento da doutrina da Igreja como um todo e da participação da comunidade. E isso nenhuma outra Igreja permite de maneira tão completa como a Igreja Anglicana. Dai o nome "Livro de Oração Comum", quer dizer, comunitária.

 

   5. Por que as pessoas procuram a Igreja Anglicana para casar?

                Muitas pessoas procuram a igreja por que consideram  importante “casar  e ter a benção de Deus”, mesmo que não tenham uma vida cristã muito ativa. Tradição, costume, evento social, desejo de agradar os pais, tudo isso caracteriza um pouco este tipo de pensamento. Outras pessoas procuram a Igreja Anglicana porque sua própria igreja não realiza casamentos fora de um templo, ou, então, por que um dos noivos é divorciado pou não é cristão. A Igreja Anglicana não faz discriminação de pessoas. Todas as pessoas são bem acolhidas, independentemente de sua história de vida. Ninguém é obrigado a se tornar membro da igreja para poder casar. As exigências legais da igreja não são feitas para excluir as pessoas, mas, ao contrário, são estabelecidas para integrá-las à família da igreja, a uma comunidade de fé. Temos um carinho especial pelas pessoas que experimentaram a dor de um casamento desfeito. Assim como Deus nos perdoa e nos oferece novas chances de refazer a vida, numa nova perspectiva, acreditamos que também a Igreja deva conceder, mediante apoio e aconselhamento pastoral cristão, uma nova oportunidade de vida conjugal, com a bênção de Deus. No entanto, é imprescindível que a situação legal dos divorciados já esteja juridicamente resolvida (transitada em julgado).

6. Qual é a visão teológico-pastoral da Igreja Anglicana sobre o Matrimônio?

                Deus estabeleceu na Criação o vínculo e o pacto matrimonial, e nosso Senhor Jesus Cristo honrou esta forma de vida com sua presença e seu primeiro milagre nas Bodas de Caná da Galiléia. O Matrimônio significa para nós o mistério da união entre Cristo e sua Igreja, e as Escrituras Sagradas recomendam que o casamento seja honrado entre todas as pessoas é da vontade de Deus que a união de esposo e esposa no coração, no corpo e na mente seja para edificação mútua; para ajuda e consolo de ambos, tanto na alegria como na adversidade; e, quando Deus assim o permitir, para procriação dos filhos e sua educação no conhecimento e amor do Senhor. Portanto, o casamento não deve ser realizado de maneira irrefletida ou superficial, porém, com reverência e de acordo com os propósitos para os quais Deus o instituiu.